Junte-se a nós!

CNESR – Histórico da Entidade

COORDENADORIA NACIONAL DAS ENTIDADES DE SENHORAS DE ROTARIANOS CONCEITO Coordenadoria Nacional das Entidades de Senhoras de Rotarianos (CNESR) é a Entidade que congrega as Coordenadorias Distritais das Entidades de Senhoras de Rotarianos (CDESR), aproximando o trabalho das Associações de Senhoras de Rotarianos e Casas da Amizade do Brasil, proporcionando oportunidade para o desenvolvimento do companheirismo e consequente estreitamento dos laços de amizade. É uma associação com sede variável de acordo com a residência da Coordenadora Nacional (CN), tendo como sede oficial, a cidade de Londrina, PR, sendo sua Personalidade Jurídica distinta das Coordenadorias Distritais. HISTÓRICO DA CRIAÇÃO DA COORDENADORIA NACIONAL DAS ENTIDADES DE SENHORAS DE ROTARIANOS Em 1972, terceiro ano de funcionamento da Coordenadoria Distrital, por ocasião do V Encontro Nacional da Amizade, realizado em Londrina, PR, foi criado um órgão de âmbito nacional para aglutinar todo o trabalho das CDESR, com o nome de Coordenadoria Nacional das Entidades de Senhoras de Rotarianos. A primeira Coordenadora Nacional foi Maria do Carmo Gouveia de Moraes, do Distrito 463. Compilado da Ata o V Encontro Nacional da Amizade, realizado em Londrina, PR, em data de 07 de abril de 1972 sob a presidência da companheira da ASR de Londrina, PR, CASUÊ YASSUDA UDIHARA

(…) Ilka Marques Munhoz, sugere a criação de uma Coordenadoria de cúpula e também o nome de MARIA DO CARMO GOUVEIA DE MORAES para o cargo de Coordenadora e, pelas razões de serem anualmente mudadas as Coordenadoras Distritais sem uma Coordenação Geral, que possa dar continuidade aos trabalhos iniciados. A proposta foi aceita por unanimidade da Assembleia e aclamada Maria do Carmo Gouveia de Moraes como a primeira Coordenadora Nacional das Entidades de Senhoras de Rotarianos. A Coordenadora Nacional será responsável pela divulgação e maior entrosamento das cinco regiões brasileira. Maria do Carmo expôs sobre o futuro para as Coordenadorias, que praticamente é uma realidade, dependendo logicamente de uma grande cooperação de todas as ASR. Após debate em Assembleia, Ula de Noronha/SP relatou parecer sugerindo que a duração do mandato da Coordenadora Nacional seja inicialmente por um período de 03 (três) anos. Posteriormente passou a ser 2 (dois) anos. Destacou-se ainda, que para que haja perfeito entrosamento entre todas as Coordenadorias, oferecendo a elas a grande bagagem de experiência de vivência, que esta diretoria nacional deverá possuir, centralizando interesses dando maior autoridade para a realização dos Encontros. Delegações presentes: Foz do Iguaçu, PR; São Paulo, SP; São Gabriel, RS; Paranavaí, PR; Ponta Grossa, PR; Bauru, SP; Umuarama, PR; Criciúma, SC; Niterói, RJ; Curitiba, PR; Camboriú, SC; Salvador, BA; Londrina, PR; São Luiz, MA; Marília, SP; Paulínea, SP.

OBJETIVOS DA CNESR Coordenadoria Nacional tem por finalidade promover a aproximação das Coordenadorias Distritais das Entidades de Senhoras de Rotarianos, apoiando, orientando e auxiliando a cada uma delas, com o objetivo de desenvolver um trabalho conjunto, unificando assim as Associações de todo país, embora cada uma conserve sua autonomia. Tem por objetivo:
  • Desenvolver o companheirismo e laços de amizade a nível nacional entre as ASR/CA.
  • Proporcionar informações sobre documentação, facilitando a realização de metas de trabalho.
  • Organizar e promover o Encontro Nacional da Amizade a cada dois anos, coincidindo com o final da gestão da Coordenadora Nacional.
  • Propor e subsidiar o desenvolvimento de Projetos de relevância social e ambiental a nível nacional.
  • Enfatizar a importância do Troféu Rosa de Prata, estimulando as ASR/CA, a concorrerem com seus trabalhos e dedicação à conquista de tão nobre distinção.
LEMA BIENAL DA COORDENADORIA NACIONAL Conforme consta no Art. 41 do Regimento Interno da Coordenadoria Nacional das Entidades de Senhoras de Rotarianos, aprovado em Assembleia Geral Ordinária, em 28 de setembro de 2017: Art. 41. A Coordenadoria Nacional de cada biênio terá um lema inspirativo e uma Logomarca de sua autoria.
  1.  Na Logomarca deverá constar obrigatoriamente o símbolo oficial da CNESR. II. As Coordenadorias Distritais e as ASR afiliadas deverão adotar o lema e a Logomarca.
DISTINTIVO A Coordenadoria Nacional das Entidades de Senhoras de Rotarianos tem o seu próprio distintivo, que é também usado pelas Coordenadorias Distritais, acrescido do número do respectivo distrito.   ADMINISTRAÇÃO DA COORDENADORIA NACIONAL São órgãos administrativos e deliberativos da Coordenadoria Nacional: I – Assembleia Geral II – Diretoria Executiva III – Colegiado Nacional IV – Conselho Consultivo V – Conselho Fiscal DIRETORIA A Diretoria Executiva da Coordenadoria Nacional é o órgão responsável pela administração e gestão da Entidade e terá a seguinte composição:
  • Coordenadora Nacional
  • Primeira Vice Coordenadora Nacional
  • Segunda Vice Coordenadora Nacional
  • Primeira Secretária
  • Segunda Secretária
  • Primeira Tesoureira
  • Segunda Tesoureira
A Coordenadoria Nacional poderá nomear tantas comissões quantas forem necessárias com funções específicas. As associadas que ocupam cargos na Diretoria da Coordenadoria não serão remuneradas. COLEGIADO NACIONAL O Colegiado Nacional da CNESR é um órgão consultivo e deliberativo, reunindo-se a qualquer tempo segundo solicitações. Compõem o Colegiado Nacional as seguintes associadas:
  • Coordenadora Nacional em exercício
  • Coordenadoras Nacionais anteriores
  • Coordenadoras Distritais em exercício
  • Coordenadoras Distritais anteriores
  • Presidentes em exercício das Associações de Senhoras de Rotarianos/ Casas da Amizade, filiadas conforme Parágrafo Segundo do Art. 3º do Estatuto Social.

ENCONTRO NACIONAL DA AMIZADE

O Encontro Nacional da Amizade é a reunião das Entidades de Senhoras de Rotarianos do Brasil, tendo como finalidade exporem as suas posições e ações, promovendo e proporcionando maior entrelaçamento entre todas as senhoras, intercâmbio da vivência e experiência associativa. Idealizado por Edméia do Valle Lemos, presidente 1965/1966 da ASR de Araxá, MG “para que unidas pela amizade, todas assistissem a premiação da ASR, que mais se tivesse destacado em trabalhos comunitários, com o Troféu Rosa de Prata.” Nos dias 16, 17 e 18 de julho de 1966, realizou-se o 1º Encontro da Amizade com a presença de 52 senhoras de rotarianos. Não houve a parte temática, somente a social, mas as participantes estabeleceram sólidos laços de muito afeto, compreensão e amizade. OBJETIVOS: ♦ Reunir todas as senhoras de rotarianos do Brasil, qualquer que seja a denominação sobre a qual elas se associem como esposas de rotarianos. FINALIDADES: ♦ Estudar a nossa posição e ação como senhoras de rotarianos. ♦ Promover um maior entrelaçamento das associadas. ♦ Promover maior unidade de ação. ♦ Promover um intercâmbio de nossa vivência e experiência associativa. ♦ Propiciar uma definição clara, tão eficiente quanto possível, das metas e objetivos a serem alcançados. ♦ Promover, por meio da Coordenadoria Distrital das Entidades de Senhoras de Rotarianos, um fortalecimento associativo por região, dada a grande extensão do território nacional. ♦ Promover o julgamento do Relatório de Atividades das Entidades de Senhoras de Rotarianos e proceder a entrega do Troféu Rosa de Prata para a Entidade que dele for julgada merecedora.

TROFÉU ROSA DE PRATA

É o prêmio máximo da Coordenadoria Nacional das Entidades de Senhoras de Rotarianos e foi instituído por Edméia do Valle Lemos, Presidente 1965/1966 da ASR de Araxá, MG. É conferido à ASR que melhor tenha se destacado como Entidade Filantrópica, levando-se em consideração para justo julgamento, a qualidade do trabalho desenvolvido e a organização interna da Associação.
plugins premium WordPress