CNESR – Histórico da Entidade
OBJETIVOS DA CNESR Coordenadoria Nacional tem por finalidade promover a aproximação das Coordenadorias Distritais das Entidades de Senhoras de Rotarianos, apoiando, orientando e auxiliando a cada uma delas, com o objetivo de desenvolver um trabalho conjunto, unificando assim as Associações de todo país, embora cada uma conserve sua autonomia. Tem por objetivo:(…) Ilka Marques Munhoz, sugere a criação de uma Coordenadoria de cúpula e também o nome de MARIA DO CARMO GOUVEIA DE MORAES para o cargo de Coordenadora e, pelas razões de serem anualmente mudadas as Coordenadoras Distritais sem uma Coordenação Geral, que possa dar continuidade aos trabalhos iniciados. A proposta foi aceita por unanimidade da Assembleia e aclamada Maria do Carmo Gouveia de Moraes como a primeira Coordenadora Nacional das Entidades de Senhoras de Rotarianos. A Coordenadora Nacional será responsável pela divulgação e maior entrosamento das cinco regiões brasileira. Maria do Carmo expôs sobre o futuro para as Coordenadorias, que praticamente é uma realidade, dependendo logicamente de uma grande cooperação de todas as ASR. Após debate em Assembleia, Ula de Noronha/SP relatou parecer sugerindo que a duração do mandato da Coordenadora Nacional seja inicialmente por um período de 03 (três) anos. Posteriormente passou a ser 2 (dois) anos. Destacou-se ainda, que para que haja perfeito entrosamento entre todas as Coordenadorias, oferecendo a elas a grande bagagem de experiência de vivência, que esta diretoria nacional deverá possuir, centralizando interesses dando maior autoridade para a realização dos Encontros. Delegações presentes: Foz do Iguaçu, PR; São Paulo, SP; São Gabriel, RS; Paranavaí, PR; Ponta Grossa, PR; Bauru, SP; Umuarama, PR; Criciúma, SC; Niterói, RJ; Curitiba, PR; Camboriú, SC; Salvador, BA; Londrina, PR; São Luiz, MA; Marília, SP; Paulínea, SP.
- Desenvolver o companheirismo e laços de amizade a nível nacional entre as ASR/CA.
- Proporcionar informações sobre documentação, facilitando a realização de metas de trabalho.
- Organizar e promover o Encontro Nacional da Amizade a cada dois anos, coincidindo com o final da gestão da Coordenadora Nacional.
- Propor e subsidiar o desenvolvimento de Projetos de relevância social e ambiental a nível nacional.
- Enfatizar a importância do Troféu Rosa de Prata, estimulando as ASR/CA, a concorrerem com seus trabalhos e dedicação à conquista de tão nobre distinção.
- Na Logomarca deverá constar obrigatoriamente o símbolo oficial da CNESR. II. As Coordenadorias Distritais e as ASR afiliadas deverão adotar o lema e a Logomarca.
- Coordenadora Nacional
- Primeira Vice Coordenadora Nacional
- Segunda Vice Coordenadora Nacional
- Primeira Secretária
- Segunda Secretária
- Primeira Tesoureira
- Segunda Tesoureira
- Coordenadora Nacional em exercício
- Coordenadoras Nacionais anteriores
- Coordenadoras Distritais em exercício
- Coordenadoras Distritais anteriores
- Presidentes em exercício das Associações de Senhoras de Rotarianos/ Casas da Amizade, filiadas conforme Parágrafo Segundo do Art. 3º do Estatuto Social.
ENCONTRO NACIONAL DA AMIZADE
O Encontro Nacional da Amizade é a reunião das Entidades de Senhoras de Rotarianos do Brasil, tendo como finalidade exporem as suas posições e ações, promovendo e proporcionando maior entrelaçamento entre todas as senhoras, intercâmbio da vivência e experiência associativa. Idealizado por Edméia do Valle Lemos, presidente 1965/1966 da ASR de Araxá, MG “para que unidas pela amizade, todas assistissem a premiação da ASR, que mais se tivesse destacado em trabalhos comunitários, com o Troféu Rosa de Prata.” Nos dias 16, 17 e 18 de julho de 1966, realizou-se o 1º Encontro da Amizade com a presença de 52 senhoras de rotarianos. Não houve a parte temática, somente a social, mas as participantes estabeleceram sólidos laços de muito afeto, compreensão e amizade. OBJETIVOS: ♦ Reunir todas as senhoras de rotarianos do Brasil, qualquer que seja a denominação sobre a qual elas se associem como esposas de rotarianos. FINALIDADES: ♦ Estudar a nossa posição e ação como senhoras de rotarianos. ♦ Promover um maior entrelaçamento das associadas. ♦ Promover maior unidade de ação. ♦ Promover um intercâmbio de nossa vivência e experiência associativa. ♦ Propiciar uma definição clara, tão eficiente quanto possível, das metas e objetivos a serem alcançados. ♦ Promover, por meio da Coordenadoria Distrital das Entidades de Senhoras de Rotarianos, um fortalecimento associativo por região, dada a grande extensão do território nacional. ♦ Promover o julgamento do Relatório de Atividades das Entidades de Senhoras de Rotarianos e proceder a entrega do Troféu Rosa de Prata para a Entidade que dele for julgada merecedora.TROFÉU ROSA DE PRATA
É o prêmio máximo da Coordenadoria Nacional das Entidades de Senhoras de Rotarianos e foi instituído por Edméia do Valle Lemos, Presidente 1965/1966 da ASR de Araxá, MG. É conferido à ASR que melhor tenha se destacado como Entidade Filantrópica, levando-se em consideração para justo julgamento, a qualidade do trabalho desenvolvido e a organização interna da Associação.