Junte-se a nós!

PROJETO #60 + VIDA EM AÇÃO

ASR – RIO DO SUL – SC – Distrito 4652

Com uma leitura atenta aos subsídios do “Amigos da velhice” e um olhar cuidadoso sobre a realidade em nosso entorno, a Casa da Amizade de Rio do Sul decidiu aderir à proposta da Coordenadoria Nacional, com a certeza de poder agregar valor a um público diferente do que atendia. O entusiasmo tomou conta e em nossa ASR o projeto ficou conhecido como “ # 60 + VIDA EM AÇÃO, leia-se: seguir um caminho de vida alegre e saudável mesmo estando acima dos 60 anos.

Assim o “#” como é carinhosamente chamado se compõe de um espaço de encontros e convivências, todas as quintas feiras, na sede da casa da amizade, das 16:30 às 17:30 para mulheres acima dos 60 anos.

Visando encantar as participantes foram criadas diferentes iniciativas:

  • Arte-produção Solidária: com o objetivo de inserir-se na sociedade com soluções de trabalho artístico, voluntário, aliado a causas assistenciais. Com a atividade as participantes reconhecem o seu potencial de produção, ocupação, contemplação, desenvolvimento de habilidades, ampliando a criatividade.
  • Memória: o excesso de informação e apelos visuais requer da memória, exercícios diários que ativem as sinapses. Potencialização memória através de jogos, disseminação destes exercícios nos diferentes grupos a que pertencem as senhoras, acolhimento, reflexão sobre mudanças percebidas são as características destes encontros.
  • Conhecimento: A saúde é foco na terceira idade. Estão sendo realizadas, palestras que dão conhecimento sobre vários aspectos da saúde física e mental, segurança, alimentação, medicação e os riscos da auto-medicação. Novas práticas relacionadas ao tema, ampliação das informações sobre saúde, melhoria qualidade de vida são os resultados esperados.
  • Cantoria: os finais de tarde são apropriados para a cantoria. Descontração, e alegria, promoção significativa das relações, caraoquê, movimentos e: “qual é a música?” desenvolvem a verbalização, ampliam o vocabulário e fazem bem ao espírito, fortalecem a exposição individual, desenvolvimento da leitura, partilha, tolerância.
  • Conecta: vivemos o mundo da comunicação. Nestes encontros promoveremos a interatividade geracional, jovens e idosos convivendo em smartphones. Solidariedade (para ensinar) e reconhecimento (na dinâmica de presença esta faixa etária na net), desenvolvimento intelectual e tecnológico. Reflexão sobre a interação através da tecnologia, ampliar conhecimento sobre recursos tecnológicos, interação digital com as famílias das idosas, segurança no uso da tecnologia disponível nos mercados, bancos e outras instituições que interagem com a vida delas.
  • Empoderamento e Novos Horizontes: nossos encontros serão fórum de reflexões sobre os desafios da idade: biológicos, sociais, psicológicos, espirituais e o valor da velhice diante da sociedade. Esclarecimentos relativos a: aposentadoria, abordagem bancária, telefônica, cartão estacionamento, pastoral saúde x alopatia, gestão da ansiedade serão o foco destes encontros. As idosas participam de vários grupos e a multiplicação de informações entre grupos, auxiliará na redução de incômodos em abordagens golpistas e na maximização do uso de direitos. Pretendemos elaborar um documento sobre reflexões a respeito do envelhecimento e respostas que poderão ser dadas em nível municipal à questão. O objetivo é fortalecer os movimentos de idosos, capacitar liderança, facilitar atividades diárias pelo uso de direitos, partilhar desafios da idade, ampliar conhecimentos e reeditar conceitos e práticas.
  • Arte movimento: Dança, ritmos, cantos de várias culturas do mundo visando descontração e introspecção. Internalização e reflexões sobre diferentes valores, tolerância, harmonização individual e coletiva, proximidade serão conceitos trabalhados.

Descobrimos em nossa cidade parcerias que muito tem enriquecido nossos encontros:

– SESC, na presença carinhosa e eficiente do professor Marcos que desenvolve os encontros de memória, cantoria, arte-movimento e conecta;

– UNIMED que contribui com o desenvolvimento da gestão da ansiedade;

– Secretaria da Saúde que abraçou a causa do Conhecimento e, as incansáveis companheiras artistas da Casa da Amizade que assumiram 50% do projeto, promovendo a inserção das participantes na sociedade através de um movimento voltado à solidariedade as pessoas assistidas por entidades.

Desta forma o “# 60 + VIDAS EM AÇÃO” – amigos da Velhice – desenvolvido pela Casa da Amizade de Rio do Sul tem por objetivo:  conscientizar a sociedade rio-sulense sobre a possibilidade do envelhecimento ativo (SAÚDE, PARTICIPAÇÃO e SEGURANÇA) e produtivo, bem-sucedido e feliz, promovendo a vida com qualidade, dignidade, cuidados com a saúde e bem-estar nas suas várias dimensões, como um triunfo da pessoa e da humanidade.

.

plugins premium WordPress